Localize uma empresa de:

Filtro de busca:

História do município de Prado-Bahia.

Cidade de Prado

O município de Prado surgiu de uma aldeia de índios descendentes dos Aymorés que habitavam a margem do rio Jucuruçu. Foi a aldeia de Jucuruçu elevada à categoria de Vila por carta régia de 3 de março de 1755, sendo vice rei D. Luiz Pedro Peregrino de carvalho Menezes de Ataíde, 10º Conde de Antagônia, que também criou o município com o nome de Prado, conforme auto de fundação e criação da vila.

Por volta de 1884, a chegada de famílias procedentes de outros municípios motivou o processo. Construiu-se a Casa da Câmara e abriram-se as primeiras estradas para tropas.

Em 1886, com a elevação da vila à cidade de Prado, inaugurou-se a iluminação a querosene. O topônimo, vocábulo da língua portuguesa, significa campo coberto de relva. Os índios nativos de Prado são chamados de pradenses.

Brasão do Prado
Criado em 1972, no governo do Prefeito Orlando Sulz de Almeida, (1970-1972), os símbolos do município foram idealizados pelo Sr. José Fontes de Almeida, que deu forma, sentimento e cores aos desenhos. No Brasão há 5 torres em heráldica representando o município e nele está incluído:
Barco: Simboliza a pesca, uma das fontes de riqueza do Município.
Falésias: Simboliza as belezas naturais de nossa praias.
Boi: Simboliza nossa pecuária, como fonte de riqueza.
Coqueiro: Simboliza nosso coqueiral na orla marítima, fonte de atração turística.
Cacaueiro: Simboliza fonte de riqueza.
Mar: Simboliza a inspiração, motivação para a vinda do turista.
Mata e Toras: Simboliza nossa riqueza vegetal e agrícola.

Bandeira
Bandeira do Prado
A cor amarela: Simboliza nossas riquezas minerais (pedras semipreciosas e areias monazítica.)
A cor verde: Simboliza nossas matas e campos que deu origem ao nome de Prado.
A cor branca: Simboliza a paz, a tranquilidade, a hospitalidade que existe em nossas terra.

Algumas Praias de Prado
São mais de 80 quilômetros de orla com opções para todos os gostos. O sossego é constante na praia do Quati, sem qualquer infraestrutura. Já nas praias da Paixão, Prado e Novo Prado o burburinho é garantido em função das barracas e quiosques. No meio termo está Tororão, sossegada e com um único quiosque.

NOVO PRADO:
Praias
A um quilômetro do Centro, Novo Prado é repleta de pousadas e casas de veraneio espalhadas por ruas de terra. O movimento é grande no verão em função das barracas. A praia tem extensa faixa de areia grossa, boa para caminhadas.

PRAIA DA PAIXÃO:
Praias
A praia da Paixão é bastante procurada pela boa infraestrutura emoldurada por falésias, pedras e riachos. A Estrada Litorânea que liga Prado a Cumuruxatiba começa nela e tem linda vista, com falésias enormes, repletas de coqueiros. Um pequeno rio, paralelo à orla, separa a faixa de areia da área onde ficam as barracas. Fica a 13 quilômetros do Centro.

GUARATIBA:
Praias
O acesso feito por um condomínio leva à extensa praia de areia batida, pontilhada por quiosques. De lá partem barcos que levam aos recifes, perfeitos para mergulho de snorkel. A praia é ponto de encontro de estrageiros, em especial de italianos. Fica a 14 quilômetros do Centro.

PRADO (OU DO CENTRO):
Praias
Muvucada na alta temporada, a praia central oferece barracas com música, coqueiros, areia fofa e dourada e muitas ondas. Shows animam a área no verão.

PRAIA DA BARRA:
Praias
O nome vem do encontro do mar com o rio Jucuruçu, que forma extensas enseadas. Os destaques ficam por conta dos coqueirais, das ondas fortes, da extensa faixa de areia (boa para caminhadas) e das águas refrescantes do rio. Fica a três quilômetros do Centro.

PRAIA DA VIÇOSA (DA AMENDOEIRA):
Praias
Entre as praias da Paixão e do Farol, a pequena enseada é tranquila e protegida por recifes. No cenário sem barracas imperam coqueiros, uma solitária amendoeira, falésias e um riacho. Fica a dez quilômetros do Centro.

PRAIA DAS OSTRAS:
Praias
O canto esquerda descortina uma bela vista degradée das falésias. O mar mansinho e a piscina natural formda pelo rio das Ostras são ótimos para banhos. Fica a 20 quilômetros do Centro.

PRAIA DO FAROL:
Praias
As falésias mais coloridas da região ficam na praia do Farol - do alto delas, ao lado do Farol da Marinha, fica a melhor vista de toda a costa de Prado. Extensa e repleta de coqueiros, fica a sete quilômetros do Centro.

Praia Barra Do Cahy - Cumuruxatiba:
Praias
Barra de cahy é a primeira praia do Brasil, onde nasceu o Brasil, a primeira ancoragem dos europeus, que tiveram contato com índios e colonizadores. Na carta de Pero Vaz Caminha é relatado. Essa região é pouco explorado, tem o encontro do rio cai com o mar.

Praia de Cumuruxatiba:
Praias
Cumuruxatiba é um distrito do município brasileiro de Prado. A praia e calma e boa para crianças, águas translúcidas, rasas, mar calmo. Recifes de corais em abundância, Localizado a 33km do centro do Prado.

TORORÃO:
Praias
O principal atrativo de Tororão é a cascata de água doce que cai na praia. O cenário é incrementado ainda por recifes, falésias e mar calmo. Fica a 18 quilômetros do Centro e tem uma barraca que serve petiscos.

LAGOA PEQUENA E LAGOA GRANDE:
Praias
A praia da Lagoa Pequena, ao sul, tem uma pequena faixa de areia e algumas barracas e restaurantes. Ao norte, na praia da Lagoa Grande, o banho também pode ser de água doce - a lagoa de águas escuras junta-se com o mar na maré alta.

QUATI:
Praias
O cenário é perfeito para quem quer descansar em meio a águas calmas e rasas e muitos coqueiros. Semideserta, não oferece infraestrutura de barracas. Fica a 16 quilômetros do Centro e é a continuação da praia de Guaratiba (direção sul).

7